Análise de atrazina em amostras de água e solo por cromatografia gasosa (GC-ECD)

Carolina Xavier Martins, Priscilla de Moraes Salvador, Julianne Dias de Jesus, Luiz Fernando Romanholo Ferreira, Juliana Heloísa Pinê Améroco, Nádia Hortense Torres

Resumo


As ervas daninhas são um grave problema para grande parte das culturas produzidas em todo o mundo, pois apresentam algumas características como o rápido crescimento, produção contínua, alta longevidade e dormência. Também apresentam um curto período entre floração e germinação, e germinam em quase todo substrato úmido e sem fertilização específica. No entanto, devido ao fato de serem concorrentes diretas das culturas, disputando água, nutrientes e luz, é conveniente que sejam controladas. A atrazina é uma substância que tem alto poder destrutivo, em relação às plantas daninhas, por isso é muito empregada, principalmente nas culturas de grãos e gramíneas, mas seu uso em excesso prejudica o solo e os mananciais. Uma técnica muito utilizada na quantificação dessas substâncias é pela análise por cromatografia gasosa acoplada a detector por captura de elétrons. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar amostras de água e solo, coletadas no Ribeirão dos Porcos para quantificação de atrazina, através de análises cromatográficas. De acordo com os resultados obtidos, as amostras de solo e água superficial coletadas não apresentaram contaminação pelo herbicida atrazina.

Texto completo:

PDF PDF PDF

Referências


AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Santandard methods for examination of water and wastewater. 20. ed. New York: APHA, 2005.

ARANTES, S.A.; LIMA, J.S. Sorção da atrazina em solos representativos da sub-bacia do rio das mortes – Mg. Ecotoxicologia e Meio Ambiente. Curitiba, v. 16, 2006.

BOTELHO, R.G. Avaliação da qualidade da água do rio Piracicaba e efeito da vinhaça para organismos aquáticos antes e após a correção do pH. 2013. Tese apresentada ao Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Doutorado em Ciências). Universidade de São Paulo. 110f.

CANUTO, T. G.; GAMA, A. F.; BARRETO, F. M. de S.; ALENCAR NETO, M. da F. A. Estimativa do risco potencial de contaminação por pesticidas de águas superficiais e subterrâneas do município de Tianguá-CE, com aplicação do método de GOSS e índice de GUS, In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 16.; ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS, 17., 2010, São Luis. Anais… São Luis: ABAS, 2010.

CARMO, D.A.; PIRES, J.M.; OLIVEIRA, J. Comportamento ambiental e toxidade dos herbicidas atrazina e simazina. Ambiente & Água. V.8, n.1, p. 133-143, 2013.

CAPPELINI, L.T.D. Análise dos pesticidas ametrina, atrazina, diuron e fipronil em amostras de água do Ribeirão do Feijão – São Carlos – SP. Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos. 2008.

CELLA, A.L. Ecotoxicologia do agrotóxico fipronil em pacu e paulistinha e resíduos de agrotóxicos na bacia do rio Corumbataí. 2009. Tese apresentada ao Centro de Energia Nuclear na Agricultura – doutor em Ciências. Universidade de São Paulo. 93f. Piracicaba, 2009.

CERDEIRA, A.L.; PESSOA, M.C. Lixiviação de atrazina em solo em área de recarga do aquífero guarani. Embrapa: Meio Ambiente.

CONAB. Disponível em: Acesso em 02/10/2013.

CONAMA. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005.Disponível em: Acesso em: 14 jul. 2014.

ELIA NETO, A.; NAKAHODO, T. Caracterização físico-química da vinhaça-projeto n° 9500278. Relatório Técnico da Seção de Tecnologia de Tratamento de Águas do Centro de Tecnologia Copersucar, Piracicaba, 1995. 26p.

EMBRAPA. Disponível em: Acesso em 03/10/2013>. EPA. EPA Guidelines: Regulatory monitoring and testing. Water and wastewater sampling. Washington, DC, 2007. 35 p.

FERREIRA, L.F.R. Biodegradação de vinhaça proveniente do processo industrial de cana-de-açúcar por fungos. 2009. 135f. Tese (Doutorado em Microbiologia Aplicada) – Escola Superior de Agricultura “Luis de Queiroz”. Universidade de São Paulo. Piracicaba. 2009.

PREVITALI, N.R. Uso de Vinhaça para Fertirrigação. 2011. 60f. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em Biocombustíveis) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Prof. Fernando Amaral de Almeida Prado. Fatec Araçatuba. Araçatuba. 2011.

UNICANA. O potencial da cana-de-açúcar. Disponível em: Acesso em: 02/10/2013.

URASHIMA, A.S., GANEM JR., E.J., Marchetti, L.B.L.; GAGLIARDI, P.R. Incidência de Leifsonia xyli subsp. xyli em variedades de cana-de-açúcar a serem empregados para multiplicação no estado de São Paulo. Summa Phytopathology, Botucatu, v. 36, n. 4, p. 322-328, 2010.

SCANNAPIECO. João Batista. São João da Boa Vista. Disponível em: Acesso em 03 de Novembro de 2013

SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Disponível em: Acesso em 03 de Novembro de 2013.

SÃO JOÃO DA BOA VISTA. Disponível em: Acesso em 03 de Novembro de 2013.

SOUSA. Djalma M. G; LOBATO. Edson. EMBRAPA. Latossolos. Disponível em: Acesso em 5 de Novembro de 2013.

WIKIPEDIA. São João da Boa Vista. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_da_Boa_Vista. Acesso em 12 de Julho de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br