Dilemas da sustentabilidade urbana

Paulo Augusto Manfron, Renes Rossi Pinheiro, Bráulio Otomar Caron, Tadeu Alcides Marques, Érick Malheiros Rampazo

Resumo


Este trabalho tem como objetivo mostrar a relação dos indivíduos com o meio ambiente, e a importância de um crescimento e desenvolvimento sustentável para uma qualidade de vida, da nossa e futuras gerações. Atualmente, as discussões sobre novos conceitos e modelos de desenvolvimento englobam questões referentes ao meio rural e urbano, pois os problemas encontrados nestes ambientes não podem ser considerados de forma isolada e independente. A preservação do meio ambiente deve ser entendida como essencial para a qualidade de vida da nossa e futuras gerações. Neste contexto se verifica a grande importância de uma gestão pública-privada participativa e compartilhada, com ênfase na co-responsabilização por uma melhor qualidade de vida, com estímulos para ações preventivas na direção de um desenvolvimento sustentável. Nestas ações necessitamos da continuidade, persistência e manutenção dos direitos individuais de cada indivíduo, possibilitando a todos uma vida com qualidade.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


ABRAMO, Pedro. Eu já tenho onde morar... a Cidade da informalidade. In: ABRAMO, Pedro (org.). Cidade da Informalidade: o desafio das cidades latino-americanas. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2003, p. 7-12.

BAENINGER, R.; GONÇALVES, RF.P. Novas espacialidades no processo de urbanização: a Região Metropolitana de Campinas In: Anais do XII Encontro Nacional de Estudos populacionais da ABEP, Caxambu, Anais..., v.1, Belo Horizonte: ABEP, 2000

BONDUKI, Nabil Georges. Autogestão na Produção de Habitação: um Programa de Qualidade e Baixo Custo, In: GORDILHO-SOUZA, Angela Maria. (org). Habitar Contemporâneo: Novas Questões no Brasil dos Anos 90. Salvador: Ed. Ultragraph, 1997, p. 89-107.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2012, 350p.

INSTITUTO DE ESTUDOS DO COMÉRCIO E NEGOCIÇÃO INTERNACIONAIS – ICONE. A agricultura de baixo impacto: construindo a economia verde brasileira. 2012. 31p.

JACOBI, Pedro (1999). Cidade e Meio Ambiente. São Paulo. Annablume Editora.

MOTA, Suetônio. Urbanização e meio ambiente. Rio de Janeiro: ABES, 1999.

SILVA, Vanessa Gomes. Avaliação da sustentabilidade de edifícios de escritórios brasileiros: diretrizes e base metodológica. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil, 2003. 210 pp. Tese (Doutorado).

SOBRAL, Helena Ribeiro. O meio ambiente e a cidade de São Paulo. São Paulo: Makron Books, 1996.

TASCHNER, Suzana Pasternak. O Brasil e suas favelas. In: ABRAMO, Pedro (org.), Cidade da Informalidade. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2003, p. 13-42.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M.de; FAIRCHILD, T.R. eTAIOLI F. (2000). Decifrando a Terra. São Paulo, Edusp, Oficina de Textos, 558pp.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br