Contribuições do etanol de cana-de-açúcar na mitigação dos gases do efeito estufa

Marcia N. C. Harder, Aderbal Almeida Rocha, Aline Grella Campos, Daniel Rodrigo Shiroma, Shigemitsu Shiroma

Resumo


Na atual conjuntura, o mundo se depara com a preocupante situação do aquecimento global e as mudanças climáticas que estão ocorrendo, sendo necessário o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a utilização de tecnologias limpas e sustentáveis, capazes de substituírem o uso de fontes fósseis que contribuem, em parte, com a emissão dos gases do efeito estufa. Este trabalho teve o objetivo de realizar um levantamento sobre a utilização do etanol de cana e verificar se sua influência é positiva, em relação à mitigação ou seqüestro de carbono.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL – Ministério de Minas e Energia. Plano Nacional de Energia 2030. Brasília: MME:EPE, 2007. Disponível no site: < http://www.epe.gov.br/PNE/20080512_10.pdf. Acesso outubro 2010>

BUCKERIDGE, M.S. Seqüestro de carbono, cana-de-açúcar e o efeito Cinderela. Revista Com Ciência. Disponível no site:

BUCKERIDGE, M.S. Terra, água e biocombustíveis brasileiros, argentinos e americanos vão discutir os impactos da produção de energia renovável em workshop em Atibaia. Revista Pesquisa FAPESP online, São Paulo, 09 ago. 2009. Disponível no site:

FBDS – Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Práticas de Gestão para redução da Emissão de Gases do Efeito Estufa e remoção de Carbono na Agricultura, Pecuária e Engenharia Florestal Brasileira. Disponível no site:

FREITAS, S.M.; FREDO, C.E. Fontes energéticas e protocolo de Kyoto: a posição do Brasil. Informações Econômicas, v.35, n.5, maio 2005.

IEL – Instituto Euvaldo Lodi Álcool combustível. Núcleo Central. Brasília: IEL/NC, 2008. (Série Indústria em Perspectiva)

NOEL, F.L. Etanol: o desafio do combustível verde. In: Problemas Brasileiros n. 382, jul/ago 2007.

SANT’ANNA, J.P. Biodiesel alimenta motor da economia. Revista Química e Derivados. Edição n. 414 - Abril de 2003.

SZWARC, A. O Etanol e o Controle de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Disponível no site: < http://felix.ib.usp.br/bib138/etanol_controle_gases.pdf. Acesso em março 2011.

UNICA – UNIÃO DAS INDÚSTRIAS DE CANA-DE-AÇÚCAR Noticias, 2010. Disponível no site:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br