Reator de leito fluidizado multiuso para estudos de combustão, gaseificação e pirólise de biomassa

Fernando de Lima CAMARGO, Renan de Souza CARVALHO, Antonio Sampaio BAPTISTA

Resumo


Universidades que possuem laboratórios de energias alternativas são carentes de equipamentos que simulam os processos de geração termelétrica de energia através da queima de matéria-prima. Um reator de leito fluidizado foi desenvolvido pelo Laboratório de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da Esalq (USP) e visa suprir esta necessidade além de realizar pesquisas na área. Este equipamento foi projetado para realizar estudos de pirólise, gaseificação ou combustão de resíduos agroindustriais e pela versatilidade, fica a cargo do operador controlar as variáveis do processo de acordo com o teste que queira realizar. As variáveis controláveis do processo são as entradas de ar atmosférico e gás liquefeito de petróleo (GLP) através de rotâmetros, e a variação da taxa de alimentação da matéria-prima a ser estudada pela variação da rotação da rosca alimentadora.


Texto completo:

PDF

Referências


Camargo, F. L. Qualificação de calcários brasileiros quanto à absorção de SO2 em leito fluidizado para condições típicas de combustão de carvão. (Dissertação de mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos (Universidade de São Paulo), 2001.

Camargo, F. L. Estudo da pirólise rápida de bagaço de cana em reator de leito fluidizado borbulhante. (Tese de doutorado). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2006.

Geldart, D. Gas Fluidization Technology. Wiley, New York, 1986.

Kim, Y.D., Yang, C. W., Kim, B. J., Kim, K. S., Lee, J. W., Moon, J. H., Yang, W., Yu, T.U, Lee, U. D. Air-blown gasification of woody biomass in fluidized bed gasifier. Applied Energy, 112, p. 414 – 420, 2013.

Kunii, D.; Levenspiel, O. Fluidization Engineering. Wiley, New York, 1969.

Lombardi, G.; Pagliuso, J. D.; Goldstein Jr, L. Performance of a tuyere gas distributor. Powder Technology, p. 5 – 14, n. 94, 1997.

Sales, C. A. V. B. Avaliação Técnico Econômica da Conversão da Biomassa em Eletricidade Utilizando Tecnologias de Gaseificação. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br