Eficiência de um motogerador a gasolina adaptado para GLP

Alexandre Witier Mazzonetto, Henrique de Carvalho, Alexandre da Costa Pedro

Resumo


Os altos custos dos combustíveis no Brasil fazem com que sempre se pesquise o melhor custo/benefício para os motores em suas diversas finalidades. Este trabalho teve como objetivo adaptar um conjunto motogerador operado originalmente à gasolina, para operar a gás liquefeito de petróleo (GLP). O equipamento foi abastecido com gasolina pura e testes foram realizados para verificar seu consumo. Após realizar todas as modificações necessárias, GLP foi fornecido a este mesmo motogerador, o qual operou durante os mesmos 30 minutos do seu combustível original e mediram-se, periodicamente, os dados de corrente elétrica em circulação e da massa de combustível consumida. Este experimento gerou gráficos, que ilustraram as diferenças de eficiência energética em motogeradores utilizando gasolina pura (sem adição de etanol) e motogeradores utilizando o GLP em um mesmo regime de trabalho e pode-se observar que o GLP é financeiramente viável quando se é utilizado o botijão P13 e que além da vantagem do consumo, o GLP é importante na redução da emissão de poluentes para atmosfera por se tratar de um combustível de queima limpa se comparado a outros combustíveis fósseis.

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