Sistema de gestão da qualidade do composto de lixo urbano para agricultura em diferentes países (Revisão)

Fabio Cesar SILVA, Taciana Figueiredo GOMES, Marcio Roberto BUTRICO

Resumo


O sistema de qualidade de um produto é a garantia do consumidor, e neste caso, o agricultor deve receber na lavoura um fertilizante orgânico livre de problemas ambientais. O referido estudo inclui uma revisão dos padrões utilizados para a compostagem em alguns países da Europa, América do Norte e Brasil. A gestão da qualidade do adubo orgânico é composto por normas legais, desenvolvidas para governar aspectos potencialmente prejudiciais da produção e utilização do composto; normas legais complementares, como uma regulamentação adicional com precaução para a saúde humana e ao meio ambiente e normas voluntárias. As diferenças entre as normas legais estão relacionados com as diferenças culturais e as diferentes filosofias de limites de determinação de metais pesados, e as normas voluntárias de alguns países tomam lugar da norma legal, fomentando o desenvolvimento do mercado.

*Trabalho apresentado na ICECE – Internacional Conference on Engineering and Computer Education, março de 2007.

Texto completo:

PDF

Referências


BELTRAME, K.G.; BIOLAND INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COMPOSTO ORGÂNICO LTDA.; ABISOLO - Associação Brasileira das Indústrias de Substratos, Fertilizantes Orgânicos e Condicionadores de Solo. Padrões internacionais para composto orgânico em diferentes países. São Paulo-SP, 2005.

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Aplicação de Lodos de Sistema de Tratamento Biológico em Áreas Agrícolas – Critérios para Projeto e Operação (Manual Técnico) Portaria P 4.230, São Paulo, 1999.

EMBRAPA, Documento No. 022/02 da - Sistema especialista para aplicação do composto de lixo urbano na agricultura. Disponível em:. Acesso em 15 out., 2005.

HOGG, D.; BARTH, J.; FAVOINO, E.; CENTEMERO, M.; CAIMI, V.; AMLINGER, F.; DEVLIEGHER, W.; BRINTON, W. & ANTLER, S. Comparison of compost standards within the EU, North America and Australasia. Oxon, The Waste and Resource Action Programe – WRAP, 2002. 97p.

MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa SDA nº 27, 05 de Junho de 2006.

NEWMAN, D. Composting activity in Italy, BioCycle, October 2003, 57.

USEPA - United States Environmental Protection Agency. Biossolids Generation, Use and Disposal in the United States, September, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br