Gestão de pessoas e as novas tecnologias para otimizar o desenvolvimento organizacional: a utilização de blog interno

Luciana FISCHER

Resumo


O processo de modernização nas ferramentas tecnológicas, aliadas às organizações, reforça a necessidade constante de adaptabilidade referente às novas formas de procedimentos que são propostas junto ao público interno da organização. As inovações mercadológicas demandam um acompanhamento ininterrupto das tendências operacionais, referentes às formas de viabilizar ações internas eficientes e eficazes, que resultem na potencialidade de desenvolvimento da organização. Um dos aspectos destacados são as ferramentas tecnológicas utilizadas no cenário corporativo como a utilização de blog internamente. Tal estratégia visa otimizar processos no que tange a gestão de pessoas e ao desenvolvimento organizacional, mediante a operacionalização de projetos diversificados.

Texto completo:

PDF

Referências


ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Tradução: Adriana Rieche. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL – BNDES. Porte de empresa. Disponível em < http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Navegacao

_Suplementar/Perfil/porte.html> Disponível em 12/nov/2011.

.

BASTOS JUNIOR, Paulo et al. Gestão do conhecimento como modelo empresarial. Disponível em: < http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo01.htm> Acesso em 22/set/2009.

CIPRIANI, Fábio. Blog corporativo. 2ª ed. São Paulo: Novatec, 2008.

DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia Constant (Orgs.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.

ELOY, Elisabeth Ribeiro et al. A gestão de pessoas alinha à gestão do conhecimento. Disponível em: < http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo04.htm< > Acesso em 22/set/2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GONÇALES, Márcio; TERRA, Carolina. Blogs corporativos: nova ferramenta de comunicação empresarial e/ou uma realidade ainda pouco brasileira. RP em Revista. Ano 5, n.23, ago/2007. Salvador/BA, ISSN 1809-1687. Disponível em: < www.rp-bahia.com.br/revista/blogs_corporativos.pdf. Acesso em 30/ago/2009.

KUNSCH, Maria Margarida Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003, vol 69.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, e elaboração, análise e interpretação de dados. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

RIBEIRO, Antonio de. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.

ROGATTO, Marcos. Comunicação e RH na inteligência corporativa. Disponível em < http://www.aberje.com.br/novo/acoes_artigos_mais.asp?id=740. Acesso em 22/set/2009.

RUSSI, Lauro E. de. As organizações e suas competências. Publicado em 03/06/2008. Disponível em:

SALLES, Mônica Adriana. Para uma comunicação estratégica eficiente: a capacitação dos gestores da organização na habilidade da comunicação. Disponível em < http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_interna /artigo2.php. Acesso em 22/set/2009.

SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações: o desafio das formas de gestão. 13ª ed. Rio de Janeiro, 2005.

TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos como estratégia de comunicação. RP em Revista. Ano 4, n.15, jul/2006. Salvador/BA, ISSN 1809-1687. Disponível em:

WRIGHT, Jeremy. Blog marketing: a nova e revolucinária maneira de aumentar vendas, estabalecer sua marca e alcançar resultados excepcionais. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br