Projeto B20 – “Piracicaba no caminho da sustentabilidade”

Gisele Gonçalves BORTOLETO, Juliana Gonçalez GRAGNANI, Letícia Furlan SILVA, Renan Mercuri PINTO

Resumo


O Brasil é um dos destaques mundiais em termos de produção e uso de biocombustíveis, ocupando, atualmente, a 2ª posição no ranking mundial tanto para a produção de etanol como de biodiesel.  O biodiesel é um biocombustível biodegradável obtido de óleos vegetais ou de gorduras animais, e vem sendo utilizado como uma alternativa de substituição parcial ao uso dos derivados de petróleo, contribuindo com a redução dos impactos ambientais e diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa. Em nosso país, a adição de biodiesel ao diesel é mandatória e, desde março deste ano, todo o diesel comercializado contém 12% de biodiesel em sua composição recebendo a nomenclatura B12, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para 2023 está previsto um aumento no mandatório para que toda a frota nacional opere com o B15, fundamentando estudos com diferentes percentuais de adições de biodiesel ao diesel, com o objetivo de se obter informações necessárias às tomadas de decisão sobre os abastecimentos de frotas futuras. Nesse estudo foram avaliados, na cidade de Piracicaba, durante 6 meses, os consumos de 6 ônibus movidos com diesel convencional (B11) e de 6 ônibus movidos com B20, onde cada carro do estudo e seu veículo de controle, operaram em linhas previamente definidas. Também se estimou a redução na emissão de CO2, por meio do volume do B20 utilizado no projeto, comparativamente ao volume do B11 utilizado para abastecer os carros controles. Os dados obtidos apontaram que houve redução considerável da emissão de CO2, mesmo com um pequeno número de ônibus que foram abastecidos com o B20. Espera-se em estudos futuros aumentar a frota de ônibus abastecidos com B20, para que novos dados possam ser gerados, e concomitantemente, maior redução de emissão de gases de efeito estufa possa ser alcançada.

 


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