Permanência dos alunos formados pela Fatec Piracicaba trabalhando na área de formação

Manoel Gonçales, Juliana Camargo Prudente, Suellen Garcia Vieira, Vanessa de Cillos Silva, Hermas Amaral Germek

Resumo


Este artigo retrata o levantamento de dados e a análise das informações do conteúdo da pesquisa realizada em Agosto/13, referente permanência trabalhando na área de formação dos alunos formados pela Fatec – Faculdade de Tecnologia Deputado Roque Trevisan. Objetivamos o planejamento e as ações que visam à minimização da evasão escolar. Inicialmente foram pesquisados os alunos formados nos cursos de Biocombustíveis e Gestão Empresarial, e o curso de Agroindústria será avaliado futuramente porque ainda não formou alunos. Esta pesquisa pretende dar início a uma linha permanente de análises e acompanhamento da vida profissional dos ex-alunos em todos os cursos de graduação da Fatec Piracicaba. Basicamente se constitui em um estudo sobre a vida atual profissional dos ex-estudantes formados nos últimos dois anos partindo de uma amostra inicial de 105 entrevistados nas duas áreas de formação selecionadas. O objetivo imediato deste trabalho é desenvolver indicadores e permitir análises sobre a empregabilidade, níveis salariais e identificar o período de início de trabalho na área de formação, ou ainda, conhecer se nunca trabalharam na área de formação tecnológica. A contribuição deste artigo será tangível para o estado e ao público em geral, pois tal informação tem importância em relação às possibilidades e iniciativas que deverão surgir, seja de continuidade no acompanhamento, de orientação, de revisão metodológica dos programas ou de proximidade e valorização do capital humano.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


ALVES-MAZZOTTI, A. J. & GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

BITTAR, Marisa. BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, July-Dec. 2012.

BLACKWELL, Roger D. Comportamento do consumidor. Trad. de Eduardo Teixeira Ayrosa. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

CAPES, Qualidade periódicos CAPES. Disponível em: . Acesso em 27/06/2013.

CARVALHO, Pedro Carlos de. Empregabilidade – A competência necessária para o sucesso no novo milênio. 3. Ed. São Paulo: Alínia, 2011.

CASTANHO, Sérgio. Educação e trabalho no Brasil colônia. Disponível em: Acesso em: 01/10/2013.

CENTRO PAULA SOUZA. Perfil Histórico. Disponível em: . Acesso em: 05/09/2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CORTELAZZO, Prof. Dr. Angelo Luiz. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Disponível em < http://www.fatecgarca.edu.br/download/pp_gest.pdf> Acesso em 17/10/2013.

COSTA NETO, Pedro Luiz de Oliveira. Estatística. 2. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2002.

DIAS, Reinaldo. Sociologia das Organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

FATEC PIRACICABA. Perfil Profissional. Disponível em: http://www.fatecpiracicaba.edu.br/cursos/gestao-empresarial/perfil-profissional-ge. Acesso em: 06/11/2013.

FRAGA, Sandra Isabel Dias. Adaptalidade e Empregabilidade numa Perspectiva Construtivista. Universidade de Lisboa, 2012. Disponível em htttp://repositorio.ul.pt/ bitstream/10451/7701/1/ulsd064596_td_Sandra_Fraga.pdf>. Acesso em: 19/10/2013.

GERALDO FILHO, Francisco. A educação brasileira no contexto histórico. 2. Ed. Campinas, SP: Alínea, 2004.

GIGLIO, Ernesto M. O comportamento do consumidor. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Pioneira, 2002.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: < http://www. ibge.gov.br/home/>. Acesso em acesso em 23/06/2014.

PORTO, Claudio. RÉGNIER, Karla. O Ensino Superior no Mundo e no Brasil – Condicionantes, Tendências e Cenários para o Horizonte 2003-2025. Disponível em . Acesso em: 19/10/2013.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 17. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil: (1930/ 1973). 36. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SCHWARTZMAN, Simon e CASTRO M.H.M. Documento de Trabalho – Trajetória Acadêmica Profissional – Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo, 1991.

SERPA, D. A.; AVILA, M. G. Percepção sobre valor: um teste experimental. Revista de Administração de Empresas Eletrônica. v. 3. n. 2. art. 13, jul/dez.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br