Diagnóstico hídrico em destilarias de álcool em São Paulo

F. C. da Silva, M. A. A. Cesar, J. de Moraes, M. Vilela, C. Mendes

Resumo


Com a escassez dos recursos hídricos em várias bacias hidrográficas (PCJ – Piracicaba, Capivari e Jundiaí) na Região Sudeste do Brasil, promulgou-se  a Lei 9.433/97 que tem forçado o setor produtivo a minimizar seus consumos de água. Por isso, é essencial para estabelecer padrões de referência para captação de água racional das atividades agro-industrial, ou seja, obter– se valores de referência aceitáveis para a captação água e utilização em função da capacidade de produção de açúcar e álcool. A agroindústria da cana de açúcar é um grande usuário de água em diferentes etapas do processo, como: lavagem da cana, condensadores, lavadores de gases; embebição; caldeiras; lavagens, resfriamento, entre outros. Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma unidade na Região de Piracicaba - SP, onde foi realizado balanço hídrico e avaliação as demanda de água por processo, visando opções de reúso interno e minimização da quantidade de água captada. A metodologia utilizada para balanço hídrico foi satisfatória, uma vez que apresentou resultados que são considerados compatíveis com as observações da literatura e da prática das unidades sucroenergéticas. Constatou-se que a usina estudada utiliza quatro mananciais de abastecimento, que os circuito de água de lavagem de cana e de alimentação dos condensadores são semi-fechados e que a demanda hídrica é de 1,0 m³/TC. Foi possível estimar com êxito e revelar claramente os valores reais de consumo de água no processo produtivo em uma unidade com capacidade de moagem de 310 TCH.

Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. Manual de Conservação e Reúso de Água na Industria Sucroenergética: ano base2009 – Brasília: ANA, 2009.

AGENDA 21, Disponível em, http://www.mma.gov.br/port/se/agen21/capa/. Acesso em 10/10/2003.

BRANCO, S. M. Água, origem, uso e preservação. São Paulo: Editora Moderna, 1993. (coleção Polêmica).

BRUGNARO, C. & SBRAGIA, R. (Coord.). Gerencia Industrial em Destilaria de Álcool. Instituto do Açúcar e do Álcool/PLANALSUCAR. Piracicaba 311p. 1984.

DANTAS, E. V. Manual de Tratamento de Água Industrial Refrigeração Caldeiras. Programa de Tratamento de Água. Magnus - Soilax. Rio de Janeiro, 146p. 1985.

ELIA NETO, A. & SHINTAKU, A. – Manual de Conservação e Reúso de Água na Industria Sucroenergética, Brasilia, p. 69 – 73, 2009.

FREITAS, M. A. V. & COIMBRA, R. Perspectivas da Hidrometeorologia no Brasil. ANEEL, Brasília, CD ROM. 1998.

INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS. Arnaldo Augusto Setti: [et al.]. 3. ed. Brasília: Agência Nacional de Energia Elétrica; Agência Nacional de Águas, 2001.

OLIC, N. B. Recursos hídricos das regiões brasileiras: aspectos, usos e conflitos. Revista Pangea, 05/05/2003, Disponível em: http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=188&ed=4. Acesso em: 15/11/2009.

OLIVIERI FILHO, Á. Balanço hídrico das Destilarias Autônomas. In: “Seminário sobre Tecnologia e Economia do Álcool, 1o.”, Anais, Coordenadoria da Indústria e Comércio. 2. ed. 24/11/80 a 16/12/80. p. 73 a 82. 1980.

PELIN, E. R. Avaliação Econômica do Álcool Hidratado Carburante no curto e médio prazo. Instituto de Pesquisas Econômicas/USP. Série Ensaios Econômicos, vol. 41, São Paulo. p.153 - 273. 1985.

UNIVERSIDADE DA ÁGUA , Reuso da água, 04/02/03 – Disponivel em: http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=reuso.htm. Acesso em 15/11/2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br