Análise de balanço - comparação em facilidade de uso nos modelos: tradicional, estatístico e análise envoltória de dados

Moises da Silva Martins, Tadeu Alcides Marques, Rosane Aparecida Ferreira Bacha

Resumo


As demonstrações contábeis de empresas são, hoje, objetos de estudo, que geram grandes informações para orientações aos usuários. Neste sentido, os índices estatísticos contribuem para a comparação de desempenho entre as unidades. Atualmente, utiliza-se do modelo DEA, para evidenciar a fronteira da eficiência. O objetivo deste trabalho é evidenciar o que o modelo DEA contribui para a análise e facilidade no entendimento e na melhoria de decisões, reduzindo a intervenção humana e praticamente eliminando o “achismo” no processo de análise. Para tanto, realizou-se simulação na sala de aulas, com 37 alunos aprendizes, 95% da turma do 1.º semestre/2016, matriculados no sexto termo de ciências contábeis da UNOESTE. Os dados das empresas (A, B, C...) foram fornecidos pelo BRADESCO e os aprendizes aplicaram as técnicas de análise de balanço tradicional, integrado ou estatístico e a (DEA) análise envoltória de dados. Como resultado, concluiu-se que modelo DEA pode ser considerado ótimo, por este gerar informações conclusivas para a tomada de decisão. Justificando, os aprendizes enfatizarão o Score (Ranking) que permite avaliar-se o grau de eficiência, e reduzindo a intervenção humana e subjetivando a sua análise.

Texto completo:

PDF

Referências


BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. W. Some Models for Estimating Technical and Scale Inefficiencies in Data Envelopment Analysis. Management Science, v. 30, 1984. 1078-1092.

BELLONI, José Ângelo. Uma Metodologia de avaliação da eficiência produtiva de Universidades Federais Brasileiras. 2000. 246 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2000.

CERETTA, Paulo Sergio; NIEDERAUER, Carlo A. P. Rentabilidade e eficiência do setor bancário brasileiro. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 24., Florianópolis. Anais. Florianópolis: ANPAD, 2000.

IBGE, Escola Nacional de Ciências Estatísticas. O que é Estatística? Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2016.

IUDÍCIBUS, Sergio. Análise de Balanços. São Paulo: Atlas, 1998.

KASSAI, Silvia. Utilização da análise por Envoltória de Dados (DEA) na análise de Demonstrações Contábeis. 2002. 350 f. Tese (Doutorado) - Curso de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 2002.

MARTINS, Elizeu. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Moisés da Silva. Avaliação Econômica e Ambiental de um manejo rotacionado de pastagens para bovinos, 2015. Tese de doutorado. UCDB-Campo Grande-MS.

MATARAZZO, Dante. Análise Financeira de Balanços. São Paulo: Atlas, 2007.

PIMENTEL, Renê Coppe; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Modelo integrado de avaliação da rentabilidade e liquidez: estudo da aplicação da data envelopment analysis (DEA) a empresas brasileiras. In: Congresso Internacional de Custos, 9., 2005.

SANTOS, Ariovaldo dos; CASA NOVA, Sílvia Pereira de Castro. Proposta de um modelo estruturado de análise de balanços. RAE-eletrônica, v. 4, n. 1, Art. 8, jan./jul. 2005.

STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper e Row do Brasil, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br