Marketing Rural- ferramenta útil para agricultor - Um estudo de caso no Assentamento Conquista/MS

Moises silva Martins

Resumo


Ao longo das últimas décadas, as políticas públicas concernentes à Reforma Agrária têm caminhado a passos largos, entretanto as realidades dos assentamentos rurais no Brasil são dispares e inconclusas, visto que os critérios que as permeiam são nebulosos e de difícil entendimento. Entendendo e aceitando o neologismo de agribusiness como o mais próximo do marketing rural, buscou-se na literatura alguns conceitos. As informações foram obtidas no período de julho/2012 a setembro/2014. Trata-se de um Estudo de Caso, com pesquisa descritiva e exploratória da bibliografia, entrevista com atores endógenos e exógenos da comunidade de assentados, abrangendo os problemas da gestão de produção e o mercado do leite como fonte de renda para a sustentabilidade da mesma, além das ações determinantes de políticas públicas peculiares, no que concerne às condições transacionais dos assentados. Objetivou-se de maneira geral verificar como o marketing rural, está sendo aplicado nas transações do Assentamento Conquista, vislumbrando as quatro dimensões da sustentabilidade e, de maneira específica: Identificar e descrever as principais cadeias produtivas existentes no assentamento; Descrever e analisar as estratégias de marketing utilizadas na principal fonte de renda do assentamento; Detectar as ações desencadeadas pela Associação local, em busca de maior competitividade e inserção no mercado; Caso necessário, proceder a ações que possibilitem agregar valor à gestão exercida pelos mesmos. O desafio principal para se detectar as estratégias de marketing em uma comunidade de assentados rurais permitiu verificar os pontos fracos, assim como os pontos fortes de sobrevivência dessa população. Os resultados apontaram para a inexistência de um processo de gestão que utilize planejamento, organização, direção e controle. Concomitantemente não utilizam estratégias de marketing, por total desconhecimento do assunto.

 


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, F.F. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no Brasil: Uma Análise sobre a Distribuição Regional e Setorial dos Recursos. Revista Sociedade e Natureza. v.23, p.438-496, 2011.

CHURCHILL, G.A.Jr.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Ed. Saraiva, 2005.

DIAS, S.R. (Coord.). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

FERNANDES, B.M.; WELCH, C.A.; GONÇALVES, E.C. Governança da Terra no Século XXI: Sessões Framing The Debate. Políticas fundiárias no Brasil: Uma análise geo-histórica da governança da terra no Brasil. Land Governance in Brazil. Framing the Debate Series, n.2. ILC, Roma, 2012.

FERREL, O.C.; HARTLINE, M.D. Estratégias de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

HOSKISSON, R.E.; HITT, M.A.; IRELAND, R.D.; HARRISON, J.S. Estratégia Competitiva. São Paulo: Cengage, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Censo Agropecuário 2006.

_____. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do Censo Demográfico 2010.

INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - DTI – SIPRA - Relatório: Rel_0227 - Data: 29/04/2014. (Acesso em 24/07/2014).

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14ª Ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAS CASAS, A.L. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

LINS, H.N. Sistemas agroalimentares localizados: possível “chave de leitura” sobre a maricultura em Santa Catarina. RER, Rio de Janeiro, v.44, p.313-330, 2006.

LOPES, L.A.B.; NANTES, J.F.D. Capacitação e Empreendedorismo no Setor Rural. Agronegócios: Gestão e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2006.

PIZZOLATTI, I.J. Visão e conceito de agribusiness. 2004. SEBRAE Biblioteca On Line. Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br (Acesso em 17/09/2012).

SANTOS, J.A.; AKABANE, G.K.; SANTOS, E.B.A.; POZO, H.; TACHIZAWA, T. Reflexões sobre Sustentabilidade, Globalização, Cultura e Trabalho. Revista FSA, Teresina, v.10, 3, p.01-15, 2013.

TEJON, J.L.; XAVIER, C. Marketing & Agronegócio: A nova geração – diálogo com a sociedade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

VENTURA, M.M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista SOCERJ. 2007; v.20, p.383-386, 2007.

VILCKAS, M.; NANTES, J.F.D. Planejamento e Agregação de Valor nos Empreendimentos Rurais. Agronegócios: Gestão e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2006.

YIN, R.K. Applications of case study research. Thousand Oaks, California: Sage Publications. 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br