Desempenho do marketing sensorial sobre as vendas e a rentabilidade de uma empresa do setor supermercadista

Rafael Henrique Semenzin da FONSECA, Melina Aparecida Plastina CARDOSO

Resumo


O marketing degustativo, por gerar experiências no consumidor, acaba por influenciar no processo de decisão de compra, afetando diretamente nas vendas e rentabilidade das empresas. O objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho do marketing sensorial (variável "paladar") em um supermercado localizado em Marialva/PR, a fim de verificar os efeitos em conversão de vendas e rentabilidade, com base na adoção de estratégias de degustação. Uma pesquisa quanti-qualitativa foi aplicada, comparando-se os anos de 2015 (sem ações de degustação) com o ano de 2019 (com degustações). Os indicadores analisados foram: volume de vendas, lucro líquido, custo-benefício e rentabilidade. Há diversas evidências de que as ações de marketing sensorial degustativo em redes supermercadistas são excelentes estratégias para o aumento de todos os indicadores estudados, o que acaba por propulsionar a intenção de que haja mais ações como essas no cronograma de ações de marketing.

Palavras-chaves: Marketing degustativo; Paladar; Varejo; Supermercado.


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