Analysis decision about the sugarcane straw recovery for cogeneration in unity operation industry

Hermas Amaral Germek, Alexei Barban Patrocínio, Fábio César Silva, E. J. Simon, Tomás C. C. Rípoli

Resumo


Este estudo revela uma nova tendência no gerenciamento ambiental para redução da poluição a partir da prevenção de queimada pelo uso de resíduos agrícolas para vantagens competitivas e geração de um ciclo limpo de energia alternativa com utilização de biomassa (palha) de acordo com o Protocolo de Kyoto. Além disso, a redução de fontes poluentes também foi considerada para melhoria da saúde da população e qualidade de vida enquanto contemple o bom uso do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Este trabalho enfatiza que uma análise de simulação deve considerar os setores de agricultura e indústria ficando sujeito a um desenvolvimento isolado. Também foi determinado através de uma equação linear que a palha contribui com um aumento para a disponibilidade de energia a partir da palha no intervalo de 5,59 % a 55,94 %, dependendo do estágio da cana plantada e do percentual de tipo de colheita adotado e a viabilidade para a utilização da palha.


Texto completo:

PDF

Referências


ESTON, N. E. Etanol o combustível despoluente. Revista. AEA - Associação Brasileira de Energia Alternativa, n. 3/4 v. 5 mai./jul. 1990.

HUGOT, E. Manual para ingenieros azucareros. 7. ed., México: Continental, 1984, 803 p.

PATURAU, J. M. By – products of cane sugar industry. Amsterdam: Elsevier Scientific Publishing Company, 1982. 366p.

PROINFA. Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica. ELETROBRÁS. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/cedoc/areh20111244_3.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2012.

RIPOLI, M. L. & RIPOLI, T. C. & GAMERO, C. A. Colheita integral: Retrocesso ou barateamento do sistema? IDEANews, Ribeirão Preto, Ano 4, n. 28, p 66 -67, 2003.

SILVA, J. C. T. Pesquisa operacional. (apostila), Faculdade de Engenharia de Produção. UNESP. Bauru, São Paulo, 2003.

ÚNICA União da agroindústria canavieira de São Paulo. Cana de açúcar: origem da atividade. Disponível em: www.única.com.br. acesso em 18 de setembro de 2012.

VIEIRA. G. Avaliação do custo, produtividade e geração de emprego no corte de cana-de-açúcar, manual e mecanizada, com e sem queima prévia. 2003, 114p. Dissertação (Mestrado) FCA/UNESP – Universidade “Júlio de Mesquita Filho”, Botucatu, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br